Delivery (19) 3408-0054

Blog

Bife de Chorizo
07
jun

Bife de Chorizo? Você sabe o que é?

A imagem apresenta um prato branco com bife de chorizo, brócolis e batata.
O famoso bife de chorizo.

O Bife de Chorizo é o corte nobre que consagrou a Argentina. Retirado do miolo do contrafilé, é uma carne macia e de sabor marcante. Os argentinos nomearam essa parte da carne de “chorizo” pela semelhança ao formato dos bifes com chouriço (um tipo de linguiça), que são tradicionais na região.

Por pertencer ao miolo do contrafilé, ele possui um pouco menos de marmoreio (acumulação de gordura intramuscular na carne), resultando em uma maciez comparada a poucas. Sem falar na sua gordura natural que umedece o bife, garantido a suculência das fibras quando assadas ao fogo.

Muitas vezes, ele é confundido com o chouriço. Aparentemente, ambos seriam o mesmo prato, com o chouriço, ou ainda chorizo, sendo apenas um diminutivo para quem já o conhece. Contudo, as diferenças são enormes.

O chouriço não tem uma relação alguma com o bife de chorizo. Trata-se de um doce que combina mel de rapadura, farinha de mandioca, leite de coco, algumas especiarias, e os ingredientes mais controverso: sangue e banha de porco.

Já a carne nobre é conhecida por vários outros nomes como strip steak, shell steak e até New York strip, mas é exatamente o mesmo suculento bife, com uma gordura lateral que reforça todo o sabor da carne.

É uma carne ideal para ser assada e grelhada, mas precisa ser deixada pouco tempo no calor para não perder sua maciez. Esta refeição é ideal, precisa ter cerca de 400 gramas, assim preservará perfeitamente o sabor e suculência, podendo ser servido tanto malpassado quanto ao ponto.

Para acompanhar o bife de chorizo, a salada é indispensável. Com tomate e folhas verdes, ela deve ser temperada com moderação para ser levada à boca junto com a carne sem comprometer o gosto.

Se você nunca provou e só de ler ficou com vontade, o Restaurante Farol oferece esta opção deliciosa no cardápio!

COMO O TRADICIONAL BACALHAU CHEGOU AO BRASIL