Delivery (19) 3408-0054

Blog

Filé Mignon à Parmegiana
14
abr

Bife à Parmegiana? Um delicioso prato de origem brasileira!

A imagem apresenta um Filé Mignon à Parmegiana com arroz e batatas.
Filé Mignon à Parmegiana.

Engana-se e muito quem pensa que o Filé à Parmegiana é uma receita típica italiana. Ele foi inventado no Brasil, especificamente em São Paulo. Ninguém sabe dizer quem foi o autor da façanha. Mas bem provavelmente, o abençoado devia ser um imigrante italiano ou, no mínimo, um descendente.

Pode percorrer a Itália toda, do cume do cano alto até a ponta da bota. Pode até caprichar no sotaque de novela e no gestual exagerado ao bradar “biffe alla parmaegiana”. O máximo que você vai encontrar é o cotoletta alla milanese (bife à milanesa) e a parmigiana di melanzane (berinjela à parmigiana).

Aliás, no começo, apenas a berinjela era servida à parmegiana. Ela era cortada em fatias bem finas e frita em óleo, depois disposta em uma assadeira onde eram intercaladas camadas da berinjela com molho de tomate e queijo parmesão. Por fim, o prato era levado ao forno e servido com queijo derretido e vinho.

Já o bife, feito com bisteca de vitela batida, empanada se frita por imersão, provavelmente surgiu na cidade de Milão. Já o bife na Itália, por excelência, é a berinjela. Feita em fatias dispostas em camadas, regada com molho de tomate e salpicada com queijo parmesão.

Além disso, você sabia que na Itália existe um queijo muito consumido conhecido por Parmigiano-Reggiano? Pois é, aqui no Brasil este queijo também é bem famoso, e podemos encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados com o nome de parmesão na embalagem.

Alguma coincidência com este assunto? Seja pela semelhança entre o nome da marca e do prato, muitas pessoas também acreditam fielmente que o nome filé à parmegiana vem de parmigiano, como o queijo.

A única certeza é que os imigrantes, na tentativa de matar a saudade da terra natal, criaram um dos melhores PFs do Brasil. Venha ao Restaurante Farol provar o melhor parmegiana de Americana-SP!

COMO O TRADICIONAL BACALHAU CHEGOU AO BRASIL